Também conhecida como Tea Tree, a Melaleuca Alternifólia pertence a mesma família do eucalipto, a Mirtácea (ou Myrtaceae, em latim científico). Seu óleo apresenta inúmeros benefícios e funciona como bactericida, fungicida, cicatrizante, antisséptico, antiviral, inseticida e imunoestimulante. Também é largamente utilizado pela indústria cosmética, em cremes para pele, produtos para tratamento de acne, xampús para prevenção de caspa e seborréia, além de desodorantes, já que seu aroma é forte e refrescante.
História
Há relatos do uso remoto de Melaleuca pela tribo australiana de aborígines Bundialung. Eles costumavam nadar na lagoa onde as folhas da árvore haviam tornado a água um banho terapêutico, e tratavam muitas afecções com macerados das folhas.Por essas características, o óleo de Tea Tree (ou Melaleuca, ou ainda Chá da Árvore) é um dos únicos que pode ser utilizado diretamente sobre a pele, sendo seu efeito cicatrizante o mais conhecido.Os estudos do químico australiano Dr. A. R. Penfold, nos anos 1920, determinaram que o óleo de tea tree possui um potencial cerca de 11 a 13 vezes mais poderoso do que o ácido carbólico (fenol) para matar bactérias e fungos, contudo não queimando a pele apesar disso.
Uso
Para o tratamento de unha preta (com micoses), descamando ou encravada, molusco contagioso, pé-de-atleta, sinusite infecciosa, garganta inflamada, caspa, seborréia, impetigo, ptiríase, psoríase, candidíase ou tricomoníase vaginal, coceira genital e nas virilhas, líquen, herpes ou sapinho, cistite, infecções em geral, candidíase reincidente etc. Pode ser usado sobre picadas de insetos, brotoejas, assaduras de bebês, Pediculus humanus (piolho), entre outros.
O óleo essencial ainda auxilia as defesas do organismo. Por isso ele pode ser utilizado nos processos de quimioterapia e radioterapia, já que protege a pele contras as queimaduras do tratamento e regenera os tecidos cicatrizados. Além disso, o Tea Tree é um aliado para pessoas muitos suscetíveis a gripes, resfriados e pacientes soropositivos, pois ajuda a aumentar a imunidade.
Faça um aromatizador de ambiente com óleo essencial de Tea Tree e borrife no quarto ou próximo da cama do paciente, duas vezes ao dia. Você também pode misturar água com algumas gotas de Tea Tree no aromatizador elétrico.
De olho na qualidade
Há muitos tipos de Melaleuca, mas só a Alternifólia tem propriedades regenerativas. Na Austrália, há uma organização, a ATTIA - Australian Tea Tree Industry Association -, que monitora e estabelece normas de qualidade para o Tea Tree. consute no endereço http://www.teatree.org.au/teatree_about_packaging.php.
Além disso, o óleo tem de ser puro, sem misturas, e devidamente acondicionado. As melhores embalagens são de vidro (de preferência de cor) ou alumínio, pois protegem o produto da exposição solar e não interferem na sua composição, mantendo a qualidade do produto.Mas até o produto de menor qualidade também tem seu valor. Se você encontrar Tea Tree muito barato, sinal de foi 'batizado', ou em embalagem de plástico, utilize-o como desinfetante para limpeza da casa e na lavagem dos panos de limpeza e os de animais. Também pode-se utilizar umas gotinhas no amaciante de roupas, para evitar o cheiro de umidade (principalmente no inverno).
Algumas dicas
Se você tem filho pequeno em casa, livre-se das bactérias aplicando uma gota da substância na lavagem de fraldas e louças dos bebês. O óleo ainda pode ser usado para higienizar banheiros, pias e vasos sanitários. Nesses casos, aplique apenas uma gota misturada em água e use como desinfetante. Isso também vale para quem costuma usar banheiros públicos. Antes de utilizá-lo, pingue uma gota no vaso sanitário e logo depois espalhe com papel higiênico, para desinfetar o local. Por esse motivo, recomendo que o Tea Tree seja carregado na bolsa, para casos de emergência.
Receitinhas
Ataque micoses, dermatites e brotoejas
Faça uma mistura com 50 ml de creme base neutro e 3 gotas de tea tree + 3 gotas de lavandim. Para evitar micose de unha nos salões de cabeleireiros, utilize sempre seu material e desinfete com uma gota de Tea Tree antes do uso. O óleo ainda pode ser usado como emoliente de cutículas, deixando-as mais macias.
Combata à acne
Caso a acne esteja localizada no rosto, utilize 50ml de uma base gel neutra e misture com 3 gotas de Tea Tree + 3 gotas de pau rosa.
Contra caspa e seborreia
Pingue de 3 a 5 gotas de Tea Tree no shampoo, de preferência neutro e sem sal.
Diga não à sudorese
Utilize uma gota do óleo em cada axila, caso o problema seja muito sério.
Para uma pele lisinha
Para evitar que os pêlos encravem, faça uns dias antes da depilação, uma esfoliação com um esfoliante neutro ou natural, à base de cloreto de sódio cristalizado (melhor ainda se for o sal rosa) e algumas gotas de Tea Tree.
Bebês
Nas assaduras de bebês, use um óleo, que deve ser de origem vegetal (de sementes de uva ou de amêndoas doces) e misture 2 gotas de óleo essencial Tea Tree. Depois disso, passe na pele da criança.
Atenção
Antes de aplicar o óleo no rosto ou corpo, faça um teste para verificar se você apresenta sensibilidade à substância. Basta diluir uma gota em água e aplicar na pele.
Boa noite, gostaria de saber como usar o Tea Tree em casos de candidíase e prurido vaginal.
ResponderExcluirAguardo anciosa,
Obrigada.
Olá, desculpe a demora em responder, não estava mais acessando o blogue, mas segue a resposta:
ResponderExcluirCandidíase está muito ligada à alimentação - tudo o que é refinado, enlatado e excesso de carboidrato e açúcar se transforma num banquete para esse fungo, então vale muito à pena ficar ligado numa dieta menos fast-food, a ingestão diária de carne tb costuma contribuir para o agravamento do problema.
Também evite o uso de calças muito apertadas e calcinhas sintéticas, que abafam a área criando um ambiente proprício à proliferação do fungo. Vale dormir sem calcinha pra dar uma arejada.
Bem, quanto ao tratamento com o Tea Tree, use 3 gotas diluídas em 100 ml de água limpa e passe com algodão na área. Também pode ser um banho de assento, técnica tão utilizada por nossas avós quanto esquecidas por nós... O Tea Tree tem se mostrado eficiente mesmo em casos resistentes à fluconazola, e sem qualquer contraindicação ou efeito colateral.
De resto, o de sempre, procure um médico se quiser assegurar um uso responsável de qualquer substância.